error_outline
Lembre-se: Para criar seus planos de aula no OBAMA, faça login ou cadastre-se!

Planos de aula publicados

Título Autor Data de publicação Conteúdo
Pesquisa sobre Violência no Luiz Maranhão (2019) Elvis Melo 2019-09-04 19:22:27.152
  • Objetivo geral
Planejar e coletar dados de uma pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer a representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

  • Objetivos específicos
Identificar os tipos de violência em um contexto dado;
Elaborar perguntas de uma pesquisa amostral;
Coletar respostas para uma pesquisa amostral;
Produzir um gráfico a partir de uma tabela de distribuição de frequência;
Comunicar os resultados de uma pesquisa amostral;

  • Metodologia
Primeiro uma palestra sobre os tipos de violência, na qual o professor explanará sobre a violência sexual, a simbólica, a doméstica, a verbal, a física e a urbana.

Logo em seguida, o professor levará os estudantes para o laboratório, e, por grupos, cada grupo acessa um formulário diferente sobre o tipo de violência que ficou decidido para o seu grupo, no qual consistirá em reportagens da internet instigadores do tema. Assim, cada grupo terá que elaborar perguntas no papel sobre cada tema (no máximo 3 perguntas). Cada grupo receberá um link para edição.

Ao elaborar as perguntas, os alunos deverão mostrar ao professor, que, dando o OK, eles deverão passar para o forms as perguntas na forma como estava no papel.
Ao terem escrito no formulário online, compartilharemos o link de resposta para cada grupo. Assim, os alunos responderão os formulários uns dos outros no momento da aula. Aqui, eles poderão usar o smartphone para a coleta de dados, a depender do local onde estiverem.

O próximo passo será o tratamento da informação. Cada grupo terá acesso a sua planilha com os dados coletados na aula.

No quadro, o professor deverá explanar como realizar o tratamento da informação com alguma das informações coletadas pelo grupo, como por exemplo, a elaboração da tabela, do gráfico, a partir da tabela, e das medidas de tendência central.

Eles deverão escolher um tipo de gráfico (de acordo com o nível do ano de escolaridade) e, a partir dos dados, elaborar uma tabela, um gráfico a partir da tabela, e o cálculo das medidas de tendência central de uma das questões realizadas pelos alunos.

Ao final, eles deverão fazer um cartaz com as informações encontradas e, por escrito, colocar qual foi a conclusão que eles chegaram com aqueles dados.

  • Avaliação
A partir da participação dos componentes do grupo, a sua performance será medida com a produção do cartaz de maneira correta, assim como o tratamento dos dados e a elaboração das perguntas da problemática.

  • Recursos
Smartphones;
Laboratório de informática;
Planilhas impressas;
Um google formulários com as notícias sobre as violências específica para cada grupo;
Cartazes, gráficos, tabelas;
Vídeos e textos pesquisados na web sobre Violência;
CONSTRUINDO GRÁFICO COM PREFERÊNCIA ENTRE DOCE E SALGADO 2 Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 22:43:40.612
  • Objetivo geral
Realizar uma pesquisa com as turmas da escola sobre a preferência entre doce e salgado e, registrar o resultado em um gráfico do OA "Brincando e aprendendo com gráficos e tabelas - Nível I - Quantidade (doce e salgado). 
  • Objetivos especificos
- Construir uma tabela para registrar as opções dos alunos entrevistados.
- Realizar a pesquisa nas turmas da escola.
- Quantificar os resultados da pesquisa, desenvolvendo operações no campo aditivo e subtrativo, ao perceber quem tem mais? Quem tem menos? Os dois juntos?
- Registrar e fazer a leitura dos resultados em um gráfico.

Nesta atividade serão trabalhadas as seguintes Unidades Temáticas e suas respectivas habilidades:

NÚMEROS:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, tem menos” ou tem a mesma quantidade”.  

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
  • Metodologia
O desenvolvimento da aula acontecerá em 4 momentos.

1º momento: A professora, na sala de aula, formará duplas ou trios de alunos (dependerá da quantidade de alunos na turma e a quantidade de turmas que tem na escola). Eles construirão uma ficha para abordar os alunos das outras turmas sobre sua preferência entre doce e salgado. Para isso, a professora explicará detalhadamente a proposta da atividade para que eles possam compreender o que será realizado. Como exemplo, ela trará a atividade que fora realizada na aula anterior na Sala de Informática construindo o gráfico de preferência entre doce e salgado. A partir de então, ao construírem a ficha (que é necessário ter: o nome dos pesquisadores, a divisão entre doce e salgado para registrar o resultado - neste caso, cada dupla ou trio quem cria os critérios de como registrar na ficha; e, também o título "PREFERÊNCIA ENTRE DOCE E SALGADO"), cada grupo, com a companhia da professora, fará a pesquisa na turma indicada por ela. 
É importante destacar que o momento em que ocorrer a pesquisa nas turmas, se faz necessário um profissional da escola para auxiliar com os demais alunos que ficam na sala de aula. Principalmente, quando o nível escolar dos alunos for menor, que requer mais atenção. Outro ponto importante é que o professor verifique antes com o professor da turma pesquisada se há a disponibilidade de realizar a pesquisa e o horário ideal, para que não atrapalhe o planejamento de aula da turma.

2º momento: Nesta etapa da aula, os alunos farão o levantamento da pesquisa nas salas de aula. Esse processo poderá ocorrer em dois ou três dias, dependendo da dinâmica das salas pesquisadas. 

3º momento: Após os alunos realizarem as pesquisas, eles irão para sala de Informática e construirão o gráfico com os dados coletados. Neste processo de construção, a professora fará algumas perguntas oralmente em relação aos resultados, tais como:
- Quantos alunos preferem doce?
- Quantos preferem salgado?
- E se juntarmos doce e salgado, quanto fica?

4º momento: nesta etapa da proposta será analisado detalhadamente os resultados dos gráficos que os alunos construíram na aula anterior com os dados coletados.  A professora levará os gráficos impressos, pedirão para que os alunos formem os mesmos grupos da pesquisa e, eles receberão o gráfico. A professora escreverá na LDI (pode também ser desenvolvido no computador, caso não tenha lousa digital interativa) as perguntas que eles responderão conforme o resultado da pesquisa do gráfico de cada grupo. A professora pedirá para que os alunos levem caderno, lápis e borracha para sala. Quando eles responderem, explicarão na LDI seus resultados compartilhando com os demais alunos.
                   ATIVIDADE (escrita na Lousa Digital Interativa-LDI)
1. DE ACORDO COM O GRÁFICO, RESPONDA:

A) QUANTOS ALUNOS PREFEREM DOCE?
B) QUANTOS ALUNOS PREFEREM SALGADO?
C) JUNTANDO O DOCE E SALGADO?
Por fim, será realizada a explanação dos resultados da pesquisa com as turmas da escola. Pode ser feito um mural e exposto na escola, como também a exposição em algum evento que ocorra na escola (que será o caso da turma da professora, criadora deste plano de aula), para que os alunos pesquisados possam ter o contato do resultado da pesquisa.
  • Avaliação
O processo avaliativo dessa atividade perpassa por todos os processos (momentos) que ela abarca. A participação dos alunos ao preencher o gráfico, a construção da ficha para realizar a pesquisa, a comporeensão ou não ao ler o gráfico, a postura ou iniibição ao realizar a pesquisa, tendo em vista que eles estarão em outro ambiente de sala que não é a sua. Essses e outros aspectos são importantes para que o professor analise e, não somente em relação aos alunos mas, principalmente, ao fazer didático do docente.
  • Recursos
Para execução da atividade, serão necessários alguns recursos didáticos, tais como:
- Folha A4
- Caderno, lápis, borracha, régua.
- Folha impressa (dos gráficos, quando os alunos tiverem realizado as pesquisas nas turmas e cosntruído o gráfico no OA)
- OA "Brincando e aprendendo com gráficos e tabelas - nível I - Quantidade (doce e salgado).
  • Referências
https://obama.imd.ufrn.br/ 
 
QUANTIFICANDO OS ANIMAIS Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 22:13:46.408
  • Objetivo geral
- Realizar contagem e adição através de representações. 
  • Objetivos específicos
- Realizar a sequenciação dos elementos através da contagem.
- Representar valores quantificados por números.
- Seriar fazendo registro de desenho, elementos do menor para o maior.

Nesta atividade será trabalhada a seguinte Unidade Temática e suas habilidades:

NÚMEROS:
EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, tem menos” ou tem a mesma quantidade”.  
(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los e procedimentos de cálculo para resolver problemas. 
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração envolvendo números de até dois algarismos, com significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registros pessoais.
  • Metodologia
A aula ocorrerá na sala de aula e terá as seguintes etapas:
1ª etapa: Os alunos serão divididos em dois grupos, de modo que a professora possa ter um acompanhamento mais eficaz do desenvolvimento dos alunos. O critério de divisão dos grupos será conforme os níveis de aprendizagem da turma.
ATIVIDADE AVALIATIVA
https://drive.google.com/file/d/1dSfZarfZc-ZDWa0o6CddWFyIgzRRloVD/view?usp=sharing
 
Enquanto a professora faz a atividade proposta com um grupo, o outro desenvolverá uma atividade de pintura em que eles deverão seguir uma sequência de cores conforme o símbolo que apresenta, para que seja formado um desenho de um animal.(esta atividade os alunos terão autonomia para fazê-la sozinhos).

2ª etapa: Quando o grupo tiver concluído a atividade proposta, será feita a troca de grupo. 
  • Avaliação
O processo de avaliação se dará continuamente durante a realização da atividade, em que a professora registrará estratégias utilizadas pelos alunos para responder às questões, como também dificuldades que durante a execução tenham surgidas, verificando a aprendizagem quanto a menor e maior e a contagem e registro numérico.
  • Recursos
- Atividades impressas
- Cola, lápis de cor, lápis, borracha
- Pincel para quadro branco
  • Referências
SERIANDO COM MENOR E MAIOR Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 22:05:14.919
  • Objetivo geral
- Seriar objetos numa sequência lógica de menor ou maior.
  • Objetivos especificos
    - Identificar e utilizar estratégias para seriação (ordenação).
    - Verificar quantidades através da contagem de elementos.
    - Registrar através de massinha de modelar os conceitos de menor e maior.

Nesta atividade serão trabalhadas as seguintes Unidades Temáticas e suas respectivas habilidades:

NÚMERO:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
ÁLGEBRA:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
GEOMETRIA:
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes diposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
  • Metodologia
- O processo metodológico das atividades dar-se-á na Sala de Informática  - com uso da lousa digital interativa (LDI) e na sala de aula. As aulas ocorrerão em dois momentos: 

1º momento: Sala de Informática (SI) 90 min.
Os alunos irão para sala de Informática, juntamente com a professora, numa conversa informal para levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos termos MENOR e MAIOR. Em seguida, a professora trará à frente 5 alunos de tamanhos diferentes para que seja observada a altura deles e coletivamente serão  organizados numa ordem dada pela professora: MENOR ou MAIOR.
Após os alunos terem compreendido o conceito de MENOR e MAIOR, a professora apresentará o OA "Ordene as bolinhas" e, em grupos de 3 alunos, eles explorarão o OA seguindo um critério de ordenação, escolhido pelo próprio grupo. Ao término de cada grupo, alguns questionamentos podem ser feitos, tais como:
i -  Quanto a cor das bolinhas: "Qual a cor da bolinha maior?" "E a menor?"
ii-  Quanto a quantidade: "Quantas bolinhas há?"
iii- Quanto ao sentimento das carinhas: "Como está a bolinha azul?"

2º momento: Sala de aula - 60 min.
Neste momento da aula ocorrerá na sala de aula convencional. Os alunos realizarão uma atividade com massinha de modelar, que terá como objetivo construir uma sequência de sanduíche. Eles mesmos construirão os sanduíches de tamanhos diferentes e depois os ordenarão com auxílio da professora.
  • Avaliação
Com essa atividade é possível analisar se os alunos compreenderam ou se ainda apresentam dificuldades em compreender o processo mental básico da ordenação e da quantificação, quando eles contarem quantas carinhas utilizaram para a seriação (ordenação).
  • Recursos
Para execução das aulas, serão necessários: 
- LDI
- OA "Ordene as bolinhas"
- Massinha de modelar.
  • Referências
https://obama.imd.ufrn.br 
 
CONSTRUINDO GRÁFICO COM PREFERÊNCIA ENTRE DOCE E SALGADO 1 Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 22:22:44.034
  • Objetivo geral
Fazer correspondência um a um de preferência de sabor doce ou salgado.
  • Objetivos especificos
1) Conhecer a estrutura de gráfico.
2) Apresentar sua preferência entre doce e salgado no gráfico.
3) Realizar leitura do gráfico correspondendo a quantidade de preferências com a quantidade de alunos. 

Nesta atividade serão trabalhadas as seguintes Unidades Temáticas e suas respectivas habilidades:

NÚMEROS:
EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, tem menos” ou tem a mesma quantidade”.  

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
  • Metodologia
O processo metodológico acontecerá nas seguintes etapas:

1ª etapa: Os alunos irão para sala de Informática, mas antes de ir, a professora juntamente com eles, terão contado quantos alunos há na sala. Essa informação será importante para que eles possam fazer inferências ao realizar a leitura do gráfico.

2ª etapa: A professora abrirá o OA "Brincando e aprendendo com gráficos e tabelas" que se encontra no nível I - "quantidade doce e salgado", na lousa digital interativa (LDI). A professora fará algumas perguntas, como:
- "Vocês conhecem esse desenho?" (essa pergunta será necessária para identificar se os alunos apresentam alguma noção de gráfico).
- Quem gosta de comida doce? E de salgada?" A partir daí, a professora explicará a atividade. 

3ª etapa: Os alunos irão um a um até a LDI clicar na opção entre doce e salgado, no OA, em que as preferências são representadas com um brigadeiro e um cahorro quente. Quando todos tiverem terminado de completar o gráfico, será feita a leitura dele, com alguns questionamentos:
-  "Quantos alunos preferem doce?"
-  "Quantos alunos preferem salgado?"
-  "Quantos alunos preferem doce e salgado?" (Nesta pergunta, será verificado se algum aluno faz alusão ao resultado de alunos que fora contado no início da aula).

Essa atividade servirá de apoio para compreensão da atividade das próximas aulas, que consistirá em uma pesquisa com algumas turmas da escola para saber a preferência de alimento doce ou salgado. 
  • Avaliação
A atividade proposta avaliará a compreensão do aluno ao corresponder um valor a um quesito, neste caso, a preferência de sabor. Será analisado também como eles desenvolvem o conhecimento acerca da leitura do gráfico.
  • Recursos
- LDI
- OA "Brincando e aprendendo com gráficos e tabelas" 
  • Referências
https://obama.imd.ufrn.br 

 
QUEM VEM PRIMEIRO? Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 21:57:59.025
  • Objetivo geral
Construir uma sequência lógica segundo o critério de acontecimentos da história "O sanduíche da Maricota"
  • Objetivos especificos
1) Corresponder os personagens ao seu alimento.
2) Seriar (ordenar) os personagens conforme a narração da história.
3) Localizar os personagens quanto à direita, esquerda, em frente, atrás.  
4) Nomear os personagens e os alimentos.

Nesta atividade serão trabalhadas as seguintes Unidades Temáticas e suas respectivas habilidades:

NÚMEROS:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

GEOMETRIA:
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. 
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário explicitar-se o referencial. 
  • Metodologia
Esta atividade ocorrerá na sala de aula e os alunos serão organizados em duplas ou trio (dependendo da quantidade de alunos no dia). A atividade acontecerá nas seguintes etapas:
1ª etapa: A professora fará juntamente com os alunos, uma discussão sobre a história "O sanduíche da Maricota", de acordo com o que eles recordam, (pois já fora lida em outra aula). Em seguida, a professora explicará a proposta da atividade como também formará as duplas ou trios. É importante levar em consideração os níveis de aprendizagem dos alunos ao formar os grupos, para que eles possam auxiliar entre si.
2ª etapa: Os alunos responderão a atividade que tem como objetivo seriar os personagens correspondendo cada animal ao seu respectivo alimento de acordo com a história infantil “O sanduíche da Maricota”. Quando todos terminarem, será feita a socialização dos resultados. A professora fará a leitura da história e eles verificarão se a ordenação que eles construíram está de acordo ou não com o desenvolvimento da história infantil.
PROPOSTA DA ATIVIDADE: 
https://drive.google.com/file/d/1SCOEoRwQkqSnWaQ96MHsP_zaQRWgrdHc/view?usp=sharing 
  • Avaliação
A avaliação ocorrerá continuamente, levando em consideração a aquisição da aprendizagem dos processos de correspondência, quando os alunos forem relacionar para cada animal um alimento e, quanto à seriação quando eles seguirem a narração da história em que cada personagem aparece. Ainda assim, há a interdisciplinaridade quando eles forem escrever os nomes dos personagens e os alimentos. Neste caso, haverá a verificação do nível de escrita dos alunos.
  • Recursos
Para execução da aula, serão necessários os seguintes recursos didáticos:
- Atividade impressa
- Lápis de cor, cola, tesoura, lápis, borracha. 

  • Referências
História O sanduíche da Maricota" de Avelino Guedes. https://drive.google.com/file/d/1xzIJAyQ6fc7irYHNursKcLTf6cilMtcY/view?usp=sharing  
CLASSIFICANDO COM O OA A MATEMÁTICA NA MODA Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 21:29:58.202
  • Objetivo geral
- Fazer agrupamentos e quantificar elementos.
  • Objetivos especificos
1) Selecionar elementos segundo o critério dos alunos (de cor).
2) Classificar por ordem de semelhança.
3) Quantificar os conjuntos e representar o resultado por numerais, através de registro.

Nesta atividade serão desenvolvidas a seguinte Unidade Temática e suas 
habilidades:
NÚMEROS:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, tem menos” ou tem a mesma quantidade”.  
  • Metodologia
A aula acontecerá na Sala de Informática, com o uso da lousa digital interativa (LDI) e será organizada nas seguintes etapas:
1ª etapa: A professora retomará a atividade da aula anterior cuja proposta foi agrupar os sanduíches segundo semelhanças de figuras geométricas, para então, apresentar a proposta da atividade com o Objeto de Aprendizagem "A Matemática na Moda". Em seguida, a turma será dividida em 5 grupos (pode ser menos, depedendo da quantidade de alunos na aula).    
2ª etapa: Cada grupo desenvolverá o OA "A Matemática na Moda" que tem como proposta didática classificar camisas segundo o critério de cor. Em seguida, os alunos, através da contagem identificarão qual cor tem mais camisas, ao completar a tabela apresentada no OA. Após a contagem, explora-se a comparação de quantidades e uso da ideia de comparar. É possível verificar o processo de conservação de elementos quando os alunos estiverem contando todos os elementos do OA. 
  • Avaliação
Nesta atividade será avaliada a interação, interatividade e colaboração dos alunos ao realizarem uma situação-problema que consiste em criar estratégias para agrupar os elementos em comum, assim como no auxílio entre si do manuseio das ferramentas da LDI. O desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos da atividades é de fundamental importância na avaliação.
  • Recursos utilizados
- LDI.
- OA "A Matemática na moda"
  • Referências
https://obama.imd.ufrn.br 

 
AGRUPANDO SANDUÍCHES Maria Luziene Azevedo 2019-07-04 21:23:13.579
  • Objetivo geral
- Agrupar objetos em categorias de igualdade.
  • Objetivos específicos
- Classificar elementos conforme suas semelhanças entre si.
- Classificar elementos segundo o critério de formas geométricas.
Comparar a quantidade de elementos em conjuntos distintos.
- Incluir elementos de um conjunto em outro por critério de semelhança em formas geométricas.
- Registrar valores com números. 
Nesta atividade serão contempladas as seguintes Unidades Temáticas e suas respectivas habilidades:
NÚMEROS:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidades de ordem em diferentes situações cotidianas.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. 
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos) por estimativa e/ou correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”. 
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
GEOMETRIA:
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
  • Metodologia
A aula acontecerá na Sala de Informática, com o recurso da Lousa Digital Interativa (LDI). As etapas acontecerão da seguinte maneira:
1ª etapa: Os alunos serão acomodados na sala, a professora fará uma discussão acerca do livro "O sanduíche da Maricota" e levantará os propostos questionamentos: 
- "Quando os animais chegaram e foram acrescentando alimento no sanduíche da Maricota, ele ficou do jeito que a Maricota queria?" Neste momento, leva-se a uma reflexão com as possíveis respostas dos alunos, se dizem que sim ou não e questionar a respostas. 
2ª etapa: Após a discussão sobre a história lida (que fora trabalhada na sala de aula), os alunos realizarão uma atividade na LDI que tem como proposta classificar em conjunto os sanduíches iguais e, logo após formar outros conjuntos com os sanduíches conforme sua semelhança com as figuras geométricas círculo, quadrado e triângulo. Antes de iniciar a atividade, a professora questionará: 
- Nesta atividade, o que vocês veem?" (É possível que uns falem hambúrguer, sanduíche, bauru...) 
- "Eles são todos iguais?" (Espera-se que eles digam que não e o porquê).
- "O que vocês acham que vamos fazer na atividade?" 
A partir de então, a professora explicará a proposta da atividade. Cada aluno arrastará o sanduíche por ele escolhido e colocará em um conjunto que  julgar fazer parte, explicitando aos colegas seu critério para classificação.
3ª etapa: Quando todos os sanduíches estiverem classificados por seu critério de igualdade, eles quantificarão os elementos de cada conjunto e registrarão ao lado, com numerais. Após saberem quantos sanduíches têm em cada conjunto, os alunos construirão novos conjuntos, desta vez, desenvolvendo a inclusão de elementos diversos em um único, tendo como referência as formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo. 
MODELO DAS ETAPAS DA ATIVIDADE
<https://drive.google.com/file/d/1fpU6ThwyuOfAq4jpevwn_-T2aXfmsXt1/view?usp=sharing>
Por fim, a professora fará alguns questionamentos acerca dos resultados em cada figura geométrica:
- "Que figura geométrica tem mais sanduíche?"
- "Que figura geométrica tem menos sanduíche?"
- "Contando os sanduíches do quadrado e círculo, quantos ficam?" 
Alguns alunos escreverão os nomes das formas geométricas na lousa digital.
  • Avaliação
A avaliação da aprendizagem se dará continuamente, na interação e colaboração entre os alunos e a interatividade entre alunos-LDI, nos questionamentos levantados por eles, como também as dificuldades apresentadas na compreensão de algum conceito. Para isso, a professora fará registros para guardar observações importantes durante a aula.
  • Recursos
- LDI
  • Referências
História O sanduíche da Maricota" de Avelino Guedes.
https://drive.google.com/file/d/1xzIJAyQ6fc7irYHNursKcLTf6cilMtcY/view?usp=sharing  



 
Decompondo os números naturais: Cartelas Sobrepostas Rodrigo Rodrigues Melo de Lima 2019-02-21 10:52:42.053
  • Objetivo geral
    • Identificar características do sistema de numeração decimal até quatro ordens

  • Objetivos especificos
    • Compreender o significado de valor posicional
    • Compreender o significado de unidade, dezena, centena e milhar
    • Compor e decompor números naturais até quarta ordem

  • Metodologia
    • 1º Momento: Iniciar o vídeo do Khan Academy sobre valor posicional (https://pt.khanacademy.org/math/early-math/cc-early-math-place-value-topic/cc-early-math-tens/v/rep-quantity-with-digits): No laboratório de informática da escola, mostre no datashow o vídeo sobre valor posicional. Ao término do vídeo, discuta com os alunos sobre o significado de dezena e unidade, pergunte qual o valor de 4 dezenas e de 2 unidades. Faça outros testes com outros números no quadro branco, adicionando números naturais até a quarta ordem.
    • 2º Momento: Iniciar o Objeto de Aprendizagem (OA) Compondo Números: Nesse momento, se disponível, organize os alunos em dupla nos computadores do Laboratório de Informática, faça uma explicação do OA, mostrando um exemplo de composição de número, Exemplo: O número 91 aparece no OA, então aplique no OA as dezenas (90) e as unidades(1), confira com eles o resultado e peça que tentem fazer o mesmo em seus computadores.
    • 3º Momento: Iniciar o OA Cartelas Sobrepostas: Demonstre a primeira vez o exercício de decomposição do OA, decompondo o número natural (milhar, centena, dezena e unidade), discuta com eles em conjunto para encontrarem a resposta, mostrando os conceitos de decomposição até a quarta ordem. Após a dinâmica com os alunos, peça para que realizem o mesmo em seus computadores

  • Avaliação
    • Avalie os alunos por método de observação, interfira utilizando o datashow para tirar dúvidas dos alunos que possam não ter compreendido.
  • Recursos
    • Datashow
    • Computador
    • Caixa de som
    • Computadores do Laboratório de Informática

  • Referências
    • OBAMA (Obama.imd.ufrn.br)
    • Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
    • BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf)
    • OA Compondo Números (http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/compondo-numeros/)
    • OA Cartelas Sobrepostas (http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=16&jogo=Cartelas%20Sobrepostas)
Compreendendo as Frações Rodrigo Rodrigues Melo de Lima 2019-06-06 20:58:51.51
  • Objetivo geral

    • Compreender, Identificar e representar as frações.

  • Objetivos especificos

    • Compreender o significado do numerador e denominador de uma fração.
    • Comparar e assimilar as diferentes representações de frações (gráfica e numérica).
    • Entender que toda fração corresponde a uma divisão.

  • Metodologia

    • Passo 1:
      • A aula será introduzida com o vídeo do telecurso 2000 sobre frações, que mostra uma ideia contextualizada sobre o tema. Após o vídeo, será feito um momento de discussão com a turma sobre o vídeo assistido (https://www.youtube.com/watch?v=dBWQmxsfQuQ).  

    • Passo 2:
      • Com a projeção do OA na sala, os alunos participarão colaborativamente, com o objetivo de encontrar as frações correspondentes em igualdade, porém, é válido equivalências entre frações com representações gráficas com gráficas, e numéricas com numéricas. Os grupos formados (caso opte por fazer grupos) discutirão quais das frações acham ser equivalentes e testar no OA. O professor pode conferir junto aos alunos os resultados que foram inseridos no OA, até que todas as equivalências tenham sido encontradas.

    • Passo 3:
      • Para colocar em prática os fundamentos que vimos no vídeo e no OA, organizaremos grupos para jogar o jogo das frações. O jogo possui as regras do dominó, porém, para conseguir colocar as peças no jogo, é preciso que o valor da fração numérica seja equivalente ao valor da fração gráfica das peças do jogo.
 
  • Avaliação

    • A avaliação será desencadeada por método de observação durante a aula, nos momentos de aplicação do jogo de dominó de frações como também na dinâmica com o OA "Fração Legal"

  • Recursos

    • Projetor Multimídia
    • Notebook
    • Jogo de dominó de frações

  • Referências

    • Novo Telecurso (https://www.youtube.com/channel/UCa7NOZtqP5Zzx9RIN2fvhLQ)
    • OBAMA (Obama.imd.ufrn.br)
    • OA Fração Legal 2(https://phet.colorado.edu/sims/html/fraction-matcher/latest/fraction-matcher_pt_BR.html)